: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Este blog e minha relação com a história e a cultura de Pé de Serra.

Quando eu disse Pronto! Vou Bloggar e criei meu Blog foi por curiosidade e diversão (gosto de ferramentas de TI)...

As primeiras postagens eram quase bobas... rs, mas depois fui incrementando: reflexões, recordações pessoais e familiares (que muitas se fundem com história e cultura), datas comemorativas, uma postagem sobre um assunto de meu trabalho... Sempre buscando entender, usar direitinho, e quem sabe até repassar conhecimento sobre. Até criei e divulguei uma página no Facebook e inseri plugin no blog para a página (que não funciona mais...) ...

Mas aí, descobri no Facebook a ferramentas “Notas do Facebook” e gostei; eram bem funcionais e tinham uma aparência boa. Então meio que abandonei o blog que quase não tinha acessos e dei ênfase às Notas, embora também elas fossem menos acessadas do que as publicações como Status...

Com o tempo resolvi transcrever para o Blog todas as publicações que eram apenas “Notas do Face...” para que ficasse fácil encontrar os conteúdos e os mesmos estivessem catalogados. Fiz isso com edições das publicações originais, incorporei no blog os vídeos que no Notas eram direcionados via links, e cheguei até a publicar no “Notas” e no Blog ao mesmo tempo e sempre com links que levavam uma para a outra... Depois percebi que as Notas continuavam pouco ou quase nada acessadas e passei a usar o Status do Facebook, mas continuei a postar no blog e com os links de direcionamento também nas 02 formas de publicação...

Nessa minha brincadeira, já escrevi e cataloguei um bom material sobre a história e a cultura de meu município, acredite, por meras experiências pessoais e familiares. Jamais fui à busca específica de qualquer coisa que possuo ou sei de maneira obstinada ou com o objetivo de saber ou ter! Nem uma foto sequer! Tudo o que guardo, chegou até mim por diversos motivos e eu tratei de arquivar seja físico ou digitalizado. O mais longe que cheguei foi quando ajudei minha mãe a contar (eu escrevi) a história da Festa de Cristo Rei ou dos Vaqueiros em Louvor a Cristo Rei, que conversei com amigos e parentes ligados à festa, às vezes com minha mãe, às vezes sozinha, mas em encontros ocasionais.

Acredito que sabem sobre o Grupo “Pé de Serra Histórico e Cultural” no Facebook e a história por trás dele. Muito bem aceito pelo público, ele deu-me estímulo para postar tudo o que eu encontrasse e assim tomar mais gosto ainda pela coisa! 
Também continuava escrevendo meus pensamentos longos ou memórias minhas e/ou de mãe e postando... No Facebook e no blog...

Em março desse ano (2021), fui muito procurada por alunos do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios (o para sempre meu colégio de coração... rs) e de demais escolas de Pé de Serra, em pesquisas sobre elementos históricos, culturais e religiosos de minha terrinha amada.

Aí vi a porca torcida pelo rabo! Mas lembrei: “no blog e no face tem quase tudo o que eu tenho pronto!” Copiei os links, e era um ctrl+C e ctrl+V sacudido nos app de conversas! Nem consegui ver todos os trabalhos no qual colaborei e fui citada!

Nessa minha busca pelos links percebi que o Notas do Facebook não mais existe e as Notas já criadas só abrem com o link exato ou com uma pesquisa bem apurada com partes exatas do conteúdo. Ainda bem que eu deixei de usar...
Mas fiquei tão feliz em perceber um sentido e uma utilidade para meu blog: Referência Bibliográfica sobre Pé de Serra! Rs! Soa até pretensioso!

Diante dessa importância resolvi revisar meu bloguinho por inteiro:
  • Retirei fotos que desapareceram por serem inseridas via links, plugs que perderam a função por atualizações de plataformas, links de direcionamento que foram inativados pela exclusão do conteúdo citado da rede;
  • Ajeitei a formatação dele para acesso via celular, que fica bem melhor em paisagem (celular deitado) e tive que descobrir uma nova forma de incorporar vídeo para que seja visto também pelo celular (e Marta que me avisou que alguns vídeos recém postados não eram vistos, porque eu admito que dou pouca ousadia a navegar em sites pelo celular... acho pequeno...rs).

Enfim! O Blog foi declarado pelo povo do universo escolar como de Utilidade Pública! E assim continua íntegro, recheado e com uma boa acessibilidade!

Ele tem uma Página Principal e mais 05 páginas que são:
  • De Outrem, com citações;
  • A Minhas Tiradas, com pensamentos curtos meus...
  • A Caderno de AGRC, entrem e vejam que a definição é meio grande... rs
  • A que define, explica o blog, e tem minhas redes sociais, que tem o link logo no início desse texto.
  • E ainda uma com meu Currículo Lattes.

Usem! Só peço que mantenham os créditos do está contido nele. Defendo a ideia de que quem tem ou garimpa uma pérola deve ser honrado ao menos com a lembrança!

Eta, que falei que só!

Agradecida!
Parei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!