: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

Pé de Serra

Resumo histórico

Conta-se que por volta de 1745, três irmãos João, Jerônimo e Matias, vieram da Europa (Portugal ou Espanha), fugindo da perseguição. Por serem Judeus ao entrar no Brasil tiveram que se converter ao cristianismo e mudar de sobrenome, adotando assim “Martins dos Rios”.

Naquela época, no Brasil, os governantes distribuíam terras e davam títulos de posse a quem interessasse trabalhar e produzir, e assim o senhor João Martins dos Rios e seus irmãos vieram para a Bahia. Ao chegar próximo ao município Serrinha, o irmão mais velho (Matias) resolveu ficar por lá, enquanto João e Jerônimo seguiram viagem, pois desejavam chegar a um lugar menos quente, porque a seca assolava grande parte da região.

Ao longo da viagem, sempre acompanhados de uma cadela, avistaram uma serra com uma grama bem verde, sendo por isso chamada Serra do Buji, e por perto resolveram acampar. Em caminhadas pela região, a cadela desapareceu. Preocupados com o desaparecimento do animal, saíram à procura, pois era de grande estimação. Ao encontrá-la deram-lhe água e comida; o alimento ela devorou, porém a água, não quis beber. Estranharam porque o tempo estava seco e o sol ardente. Alguns dias depois, numa caçada, perceberam a cadela entrar em uma moita de gravatá, e sair completamente encharcada. Em outra oportunidade, conseguiram seguir a cadela e assim foi descoberto um poço minadouro, ao qual deram o nome de Brejo do Pé da Serra. Ali por perto foi construída a primeira casa em 1816 e assim foi crescendo e povoando a localidade chamada de Pé da Serra.

Em 25.11.1984 aconteceu um plebiscito pela Emancipação Política do Povoado Pé da Serra, sendo o resultado favorável a tal processo.

Seguindo o trâmite, foi elevado à categoria de município pela Lei nº 4.411, de 19.03.1985,[1] desmembrado de Riachão do Jacuípe, com a denominação Pé de Serra. Instalado em 01.01.1986, com a posse da primeira Câmara de Vereadores, do primeiro prefeito Pedro Falconeri Rios e de seu vice, Saturnino Vieira de Santana, sendo essa solenidade na Praça da Matriz, no então coreto quadrado que deu lugar ao atual...

A Lei Municipal nº 04.03.1986, fixa 20.03 como feriado municipal comemorativo a data de Emancipação Política.

Segundo o IBGE, o gentílico de Pé de Serra, é pé-de-serrense. É inexistente uma lei municipal que define “pedeserrense” como gentílico de Pé de Serra, e ainda tal termo não é citado em nenhuma lei municipal de Pé de Serra.

Atualizado em 16.03.2023




[1] Juntamente com Capela do Alto Alegre (lei 4.409), e Gavião (lei 4.410)


FONTES:
Anita Garibalde Ramos Carneiro – Memória pessoal
Câmara Municipal de Vereadores de Pé de Serra
IBGE Municípios (https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/pe-de-serra)
LOPES RIOS, Nilton César: A gestão empresarial no uso das ferramentas contábeis nas micro e pequenas empresas no município de Pé de Serra - Bahia.
Pé de Serra – Wikipédia, a enciclopédia livre (https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9_de_Serra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!