: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

terça-feira, 19 de março de 2024

Eleições para Prefeito em Pé de Serra – Quadro Resumo Histórico

Inspirada pelo Ano Eleitoral, criei esse quadro com o Resumo Histórico das Eleições para Prefeito em Pé de Serra – BA. Gosto mais da Política Eleitoral quando ela vira História... (risos)
O trabalho foi longo e quase árduo, se não fosse o prazer em descobrir os dados e (quase) montar o quebra-cabeça!

Comecei a pesquisar no TRE e o menos difícil foi consegui os dados de 2000 até então. Depois veio a parte tão difícil que ainda está por concluir: as eleições de 1996, 1992, 1988 e 1985.
Nesse ponto, ganhei a ajuda “investigativa” de Ketlin que no site do TRE BA, encontrou o formulário Google com opções de pesquisa pelo qual eu consegui os dados completos das eleições de 1985 e os votos dos candidatos a Prefeito de 1988. Para 1996 consegui no TRE BA, os dados dos eleitos para Prefeito. De 1992 dados dos eleitos para Prefeito e Vereador.

Continuamos nas buscas para encontrar os dados dos demais candidatos a prefeito das disputas em sites de pesquisas e de notícias... E Ketlin encontrou uma fonte que continha o percentual de votos do eleito em 1996, que por esse valor calculamos os demais dados do quadro para este ano. 

Ainda falta completar o quadro para ano de 1992!

Abusei bastante a Equipe SEBLIM TRE-BA, solicitando todas as opções de pesquisa possíveis até que recebi resposta de inexistência dos dados: votos nominais por nome do candidato (não eleito), eleitorado apto, abstenções, votos brancos e nulos... Nada foi encontrado...
Perguntei até em post de Instagram e status de WhatsApp se alguém teria ou lembraria... Ainda continuo sem resposta e com esperança... Se alguém quiser ajudar, terá o crédito!

Mas resolvi publicar como está...
Gastei um bocado de juízo e tempo, inclusive dos outros, viu? (risos)
Em outubro de 2024 eu atualizo e pretendo continuar a cada 04 (quatro) anos...



Das primeiras eleições vou dar mais uns bônus... Fotinhas dos Documentos que o TRE BA me enviou e que meus olhos brilharam ao receber!


Sede da 1ª Prefeitura de Pé de Serra - BA


A 1° Eleição de Pé de Serra - Cordel
Vídeo do Canal Robson Rodrigues Silva



#PéDeSerra39anos

Em, 19 de março de 2024

10 comentários:

  1. Parabéns Gabi 👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. Parabéns minha amiga, trabalhando lindooo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns , esplêndido!

    ResponderExcluir
  4. Gabi, vc como sempre maravilhosa, sua veia histórica e investigava, cultural....muitos atributos... vem de uma herança familiar admirável, Dona Méria Ramos e outros.
    Parabéns, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns amiga! Você é espetacular!... Como sempre, nos proporcionando informações relevantes quanto cultura e até a história de Pé de Serra. Cabe ao Poder Público de Pé de Serra lhe reconher e valorizar.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Gabi , vc é simplesmente brilhante

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Anita Garibaldi !! Trabalho de excelência!! Obrigada por nos fazer reviver momentos marcantes da nossa história política da Nossa Pé de Serra, em uma data tão oportuna.Fonte de pesquisa maravilhosa, para velha e nova geração. Aquele abraço. Pró Mundinha.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Gabi. Amo tudo isso e você sabe. É assim que deixamos as memórias registradas. Rosivande Rios ( Nane)

    ResponderExcluir

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!