: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Festa de Vaqueiros de Pé de Serra 2

Disponibilização do Histórico que possuo

Sempre tive um apreço enorme por essa festa!
Herdei tal carinho de minha mãe, Méria Ramos, que colaborou e participou ativamente quando tal festa fazia parte do Calendário Religioso da então Comunidade Bom Jesus de Pé de Serra: lembro que vinham busca-la de carro para que auxiliasse organizar o Desfile de Vaqueiros e já a devolviam na Igreja, para de lá esperar o Desfile e ajudar o Padre com a Missa... O material que possuo sobre a origem dessa festa, grande parte veio das recordações que ela guardava em sua memória e em sua casa, e eu aproveitei o máximo que consegui.

Assim quando uma Equipe da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte – ABCCPE, vieram a Pé de Serra realizando a pesquisa de campo para o Projeto O Vaqueiro e suas raízes, e eu fui procurada para apresentar o que eu possuía sobre a Festa de Vaqueiros de Pé de Serra, consegui com a valiosíssima ajuda de Ketlin Cerqueira, reunir, revisar e editar meu material para disponibiliza-los.

Guardei... rs

Em setembro 2022, Geiza, Presidenta da Festa de Vaqueiros 2023, me solicitou umas informações para incrementar um Projeto de Captação de Recursos para a realização da Festa. 
Lembrei deste material! Forneci, e pensei em disponibiliza-lo aqui no meu blog. 
Eis que ele também foi divulgado nas redes sociais da Festa de Vaqueiros e Fazendeiros de Pé de Serra o que intensificou meu desejo desta postagem e ainda me inspirou a fazer pequenas alterações no conteúdo já pensado para publicar aqui.

Eu já publiquei aqui no blog sobre a Festa de Vaqueiros anteriormente, um texto que inclui opiniões minhas; foi o post Festa de Vaqueiros de Pé de Serra - Opinião de uma admiradora da Festa, se quiser conferir..

Mas aqui está o material em 02 arquivos distintos:
  1. A FESTA DE VAQUEIROS DE PÉ DE SERRA - Vivências e memórias sobre o início da sua história. Por Méria Ramos e Anita Garibalde - Festa de Vaqueiros de Pé de Serra por Anita Garibalde.pdf.
  2. Cronologia das Festas de Vaqueiros e seus Presidentes de 1956 até os dias atuais, tabela que irei atualizando... Cronologia das Festas de Vaqueiros e seus Presidentes - 1956 a ... .doc.

Disponibilizo ainda os Links de publicações que cito na revista em pdf:

Página do Facebook

Nota no Facebook

Álbum do Facebook de Anita Garibalde Ramos Carneiro, onde algumas fotos deste material estão publicadas

Vídeo do VR14

Vídeo da Festa de Vaqueiros do ano de 1992 no canal Walter Pé de Serra 

E, para ilustrar esse post, uma fotinha minha participando na festa! eu lia uma “Carta aberta a Cristo Rei” que minha irmã Da Paz havia colocado na capa do folheto dos cantos da missa e me incumbiu de tal leitura...

Anita Garibalde - 06.01.1990
Missa de Vaqueiros em Louvor a Cristo Rei
Pé de Serra - Bahia

A Carta Aberta a Cristo Rei
(Capa dos Folhetos da Missa)
1990


Em 06.01.2023

2 comentários:

  1. Parabéns amiga talentosa!...como sempre, arrasa! se faz com amor, o resultado é sucesso. Sou fã 🤩.

    ResponderExcluir

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!