: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

segunda-feira, 22 de julho de 2024

30 anos na saúde de Pé de Serra! Parte 01 de 03

Sou muito conhecida pelo meu envolvimento com história e cultura. Mas sou servidora pública de Pé de Serra, e minha atuação é como Trabalhadora da Saúde!

Em setembro de 2024 farei 30 anos de serviço à saúde de Pé de Serra!
Resolvi escrever um pouco dessa história e ficou uma trilogia! Para não cansar... rs

30 anos na saúde de Pé de Serra
Parte 01 de 03

Comecei a trabalhar no Hospital Municipal Isadora Alencar (HMIA) em setembro de 1994; fazendo serviço manual: escrevendo (a mão) e datilografando! Bellus já estava lá. Nessa época além do Hospital, existia apenas o Centro de Saúde - Postinho.
Eu, fazendo BPA escrito a mão,
na sala do HMIA que foi a primeira sede
da Secretaria Municipal de Saúde.
Esse cinza atrás de mim é a
máquina de datilografia cuidadosamente encapada!
Ano: 1997
Minha função seria burocrática administrativa..., mas eu fui Auxiliar de Consultório Odontológico, Recepcionista, ajudava Bellus no almoxarifado hospitalar e como atendente de farmácia, e até auxiliei em procedimentos médicos como suturas e curativos diversos!

Em 1996 o serviço do SUS já organizado de maneira sistêmica, começou a ser informatizado via DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde). Esses dados e as notícias já eram disseminadas e eu entendi que saber usar o computador seria necessário. Aqui em Pé de Serra, em 1997, chegou uma Escola de Informática e eu fiz parte da primeira turma de alunos!

Também em 1997, vi nascer a Secretaria Municipal de Saúde de Pé de Serra!

No ano 1998, trabalhei para que Pé de Serra conseguisse a Municipalização em Saúde, processo esse que traria o Piso de Atenção Básica - PAB (Repasse Financeiro) mais a descentralização dos Sistemas de Informação em Saúde - SIS do DATASUS. Dias, noites, feriados e até festas sacrificadas! O Arraiá da Felicidade sacudindo a praça e eu (junto com Bellus e mais 03 pessoas) trabalhando para ajustar tudo... Deu certo? Bem... Pé de Serra foi o 14º município da Bahia a ser municipalizado!

Em maio 1998 eu fui para Salvador tomar a primeira de muitas capacitações em SIS; a turma tinha quinze pessoas sendo apenas uma mulher: eu! E em junho do mesmo ano eu liguei o primeiro computador da Secretaria Municipal de Saúde de Pé de Serra, sendo também o primeiro (computador) em um órgão público desta localidade. Em outubro e novembro 1998, passei duas semanas em Feira de Santana, também por capacitações em SIS!

Esses SIS eram:
Com a implantação do PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde aqui no município (1999), veio o
Todos de alimentação constante, conforme demanda e envio mensal. Eu cumpria os protocolos e envios rigorosamente.

Mandava para Feira de Santana e Salvador, tudo em disquetes! enroladinhos em borrachinhas de dinheiro dentro de caixinhas específicas para transporte desses! Consumia umas três caixas de disquetes por mês rs!
Eu no 1º Computador da Secretaria Municipal de Saúde.
Caixinha de transporte de disquetes (lilás) sobre a mesa de madeira,
Impressora Matricial (encostada na parede) e o
mouse de bandeira dos EUA que quase não acaba!
Ano: 2000
No ano 2001, houve a tentativa de anulação do Concurso Público que eu e Bellus fizemos. Ela foi afastada e eu fui mantida no trabalho. Em maio daquele ano, fui transferida para uma secretaria de escola e devolvida para a Secretaria de Saúde em setembro do mesmo ano. E o município pagou profissionais forâneos para cumprir os protocolos e envios mensais dos SIS.

No meu retorno encontrei outro servidor na Secretaria de Saúde sem capacitação para trabalhar com os SIS. Então Surgiu o,
8 - CADSUS - Cadastramento de Usuários do SUS - o precursor do Cartão SUS!
O colega foi pra a capacitação desse SIS juntamente comigo; assim dividimos o CADSUS e ele assumiu o SIAB com minha orientação.

Em 2003 foi incluído no elenco SIS...
Que eu não fui enviada para a capacitação e aprendi “naToralmente”... rs
Trabalhei sem direito a férias durante sete anos. Pois caso o município ficasse sem enviar os tais SIS perderia o PAB (repasse financeiro)!

Em 2005 Bellus foi restituída para a Secretaria de Saúde, após ter passado dois anos em outra área de serviço no município; fui agraciada com a parceria dela com quem eu pude dividir o serviço e a tal responsabilidade. E enfim conheci férias mesmo sem ser integrais; a complexidade dos SIS exigia que ao menos em um período do mês eu trabalhasse na conclusão dos processos e envio mensal dos sistemas.
Print de tela do SIA de maio de 2009,
Com data de acesso, versão da Tabela (do SUS) 200905b
e Versão 02.22 (do Sistema). Plataforma: MS-DOS!
Print de tela do API de abril de 2009,
UBS de Pé de Serra, para Vacina BCG
Versão 9.9g . Plataforma: MS-DOS!
Print de tela do API de setembro de 2012,
USF Antonio Pereira Adorno, para Vacina BCG
Versão 9.9q. Plataforma: MS-DOS!
Print de tela do CNES, Módulo Básico,
USF de Aroeira, que tinha sido alterada em fevereiro de 2009,
Versão 23.10
Print de tela inicial do SINASC em 2009
Versão 1.9, Atualização 1.9.00
Plataforma: Internet Explorer (local)
Print de tela inicial do SINASC em 2012
Com data de acesso, 
Versão 3.2, Atualização 3.2.0.0
Plataforma: Internet Explorer (local)
Print de tela inicial do SIM em 2009
Versão 1.9, Atualização 1.9.00
Plataforma: Internet Explorer (local)
Print de tela inicial do SIM em 2012
Com data de acesso, 
Versão 3.2, Atualização 3.2.0.0
Plataforma: Internet Explorer (local)

Em, 24 de julho de 2024

Continua...


@anita_carneiro - Anita Garibalde Ramos Carneiro
Pé de Serra pelas memórias de Anita Garibalde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, peço que se identifique; para eu saber quem você é...
Agradecida!