Ontem eu vi um vídeo em um stories no Instagram de Geiza e minha mente fervilhou: em um momento insone, veio a ideia de tentar registrar e consolidar umas outras ideias...
Há algum tempo, adotei uma prática nas redes sociais e depois a aceitei como filosofia que busco a aplicação no meu cotidiano. E é um exercício mental tal qual físico!
Tudo começou quando eu vi a explicação que o monossílabo da língua portuguesa formado pelas letras “n”, “a+~” e “o” é sem valor para o nosso cérebro. Concluí então que o correto é afirmar as ideias desejadas ao invés de negar as indesejadas. Nessa premissa veio a outra ideia forte: a promoção do bem sem o enfoque ao combate do mal.
Passei então a inicialmente na escrita pública evitar ou abolir o uso do tal monossílabo de negação, bem como evitar qualquer comentário ou publicação em rede social de cunho contraditório. Só digo ou compartilho algo se for bom e/ou a favor do bem!
Essas práticas são bem incomuns e vai muito na contramão do nosso cotidiano: o dito monossílabo é extenuantemente utilizado no dia a dia e enfaticamente nas tais campanhas dos contras. E assim as culturas do “sim” e do “bem” são suprimidas pelas dos seus opostos por causa da facilidade de uso delas na linguagem.
O exemplo de escrever e entender esse texto é perfeito para mostrar a dificuldade existente nessa contracultura que vivemos em busca da evolução... “assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade” (Lulu Santos) fingindo ter vontade...
Eu persigo e persisto nessas minhas ideias há algum tempo e encontro outras que corroboram com ela... Anoto e compartilho muitas delas, a exemplo de "Se o mal é contagioso, o bem também é. Deixemo-nos contagiar pelo bem." (Papa Francisco)
É a luz que ilumina as trevas; nossa atitude em um local escuro é buscar luz...
Quando conversei rapidamente com Rizia sobre isso, ela me contou que ouviu alguém lançar o desafio de fazer com que um copo cheio de água suja ficasse cheio de água limpa, sem o virar para que ele se esvaziasse e pudesse ser cheio de novo... a metáfora perfeita para a minha ideia! e eis que alguém fez o vídeo com a ação! Eu tenho companhia! Outras pessoas também pensam que a eliminação do mal se dará com a promoção do bem! E que, é a afirmação que elimina a negação!
Muito mais teria a dizer e explicar sobre essas ideias..., mas a objetividade é também uma prática que persigo nessa época de tão pouco tempo e muito a ser dito...
Eu vou continuar a viver assim...
Alguém mais quer me ajudar a colocar água limpa sobre o copo do mundo?
O Vídeo que vi,
gentilmente editado por Ketlin Cerqueira
Um espetáculo. Parabéns!
ResponderExcluir