: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

domingo, 22 de novembro de 2020

Festa de Cristo Rei em Pé de Serra

Em 1955, quando os Vaqueiros de Pé de Serra ganharam uma imagem de Cristo Rei como prêmio por uma campanha, a comunidade católica pé-de-serrense começou a celebrar o Cristo Rei (também) como seu Padroeiro... Digo também, pois a comunidade já celebrava o Bom Jesus como padroeiro por uma escolha antiga e em 06 de agosto seguindo o exemplo de Bom Jesus da Lapa.

A primeira festa de Cristo Rei como Padroeiro dos Vaqueiros de Pé de Serra, aconteceu em novembro, e assim por mera coincidência na época litúrgica que a Igreja celebra a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o que soou respeito e meio que uma antevisão de que um dia essa festa seria celebrada de fato nesta data. A segunda festa foi em abril de 1956.

Após reuniões e análises, os vaqueiros juntamente com a comunidade católica decidiram realizar a Festa dos Vaqueiros em louvor a Cristo Rei a cada 06 de janeiro. A data era feriado nacional e dia santificado pela igreja para celebração do chamado Dia de Reis em alusão à visita dos Reis Magos ao menino Jesus... 

Assim foi até 1991, quando os Vaqueiros decidiram mudar a festa para um fim de semana, preferencialmente o primeiro a não ser que esse coincidisse com ano novo, e a Igreja acatou um vez que até a Festa da Epifania que acontecia no Dia de Reis também havia mudado para um domingo próximo ao dia 06 de janeiro. 

No ano de 2000, os vaqueiros de Pé de Serra optaram por não mais celebrar a parte religiosa da festa deles e Cristo Rei ficou sem ser celebrado como Padroeiro pela nos anos de 2000 a 2002. 

Em 2003, o então Padre Roberto,sdv, retomou a celebração de Cristo Rei como também Padroeiro da comunidade católica de Pé de Serra, e na data litúrgica que a igreja sempre celebrou e celebra no mundo inteiro: 5º (quinto) domingo anterior ao natal, que acontece sempre no mês de novembro. A festa acontecia seguindo o molde da festa de Bom Jesus com algumas simplificações como tríduo ao invés de novena e outras pequenas mudanças. 

No ano de 2018, a comunidade optou por não ter mais comissões de festa, mas realizar o tríduo e a Festa no domingo; apenas a parte litúrgica. 

Até que em 2019, acordou-se internamente em não celebrar mais Cristo Rei como Padroeiro... 

Sendo omissa aos motivos das mudanças finais, contei apenas a história, mas expresso meu sentimento de discordância e até decepção pelo “cancelamento” da Festa de Cristo Rei do Universo como (também) Padroeiro da comunidade católica de Pé de Serra, depois de mais de meio século assim sendo. 

Outras Festas de Santos foram acrescentadas e uma do Santo dos Santos foi deixada de lado. 

“Prioridades” escolhidas. 

Bem... Saudades de cantar “Avante por Cristo, pois é Nosso Rei” ao encerrar uma Festa de amor e fé! 

Festa de Cristo Rei 1987 - Procissão
 
Festa de Cristo Rei 1996 - Missa

Festa de Cristo Rei 2011 - Missa


Festa de Cristo Rei 2015 - Benção do SS


Festa de Cristo Rei 2018 - Procissão




22.11.2020 - Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo
Tambem no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!