: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Alguns significados da Semana Santa (Católica)

Quaresma

40 dias que antecedem a Semana Santa, que a Igreja propõe ser com mais ênfase de oração e reflexão sobre o sofrimento humano como reflexo do sofrimento de Jesus Cristo.
40 foram os anos de peregrinação até a libertação do povo judeu que já celebravam a passagem da escravidão para a liberdade – Páscoa Judaica; 40 também foram os dias que Jesus Cristo jejuou e orou no deserto em preparação para a sua vida pública.

Domingo de Ramos

Primeiro dia da Semana Santa; a Igreja recorda a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, ás véspera de sua Paixão, e já adianta a reflexão no Evangelho lido na missa deste dia que é o resumo de toda a Paixão e Morte.

Jejum

Comer menos, como mortificação (sacrifício espontâneo) em memória ao jejum de Jesus no deserto, para sentir a dor dos que passam fome e doar o que não comer aos necessitados.

Comer peixe (e não carne) – Apenas na quarta-feira de cinzas e sexta feira da paixão!

Peixe é um animal que morre sem derramamento de sangue, símbolo dos cristãos e um alimento menos rico em nutrientes do que a carne dos demais animais que normalmente se comem (frango, cordeiro e boi).

Beber vinho – Mas a embriaguez de vinho também é errado como todo excesso!

Apenas por que Jesus transformou o vinho em seu sangue na ultima ceia. Era a bebida da época.

Quinta – feira Santa – Lava Pés e Santa Ceia

Dia da ultima ceia (refeição de Jesus), na qual ele lavou os pés dos discípulos como ensinamento do servir ao próximo, bem como instituiu a Eucaristia nas formas Pão e Vinho transubstanciando-os em sua Carne e seu Sangue bem como o Sacerdócio quando disse “Fazei isso em memória de mim...”

Sexta – feira Santa – Paixão e Morte de Jesus

Único dia do ano em que a Igreja lembra apenas a Paixão e Morte de Jesus, não celebrando a Eucaristia (Missa) que é em suma o Memorial da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus; e silencia...

Sábado – Vigília Pascal

Ainda não é a Páscoa de Jesus – passagem da morte para a vida. É a espera de um modo ansioso e já com festa; reflete-se em 08 (oito) leituras bíblicas, 07 (sete) salmos e uma parte do Evangelho toda a história da salvação cristã.

Domingo de Páscoa

Aqui sim! Depois de 03 (três) dias (sexta, sábado, domingo) celebra-se o dia da Ressurreição de Jesus – a verdadeira passagem da Morte para a Vida que salvou toda a humanidade.

Ovos (de Páscoa, mas não de chocolate)

Assim como Jesus passou 03(três) dias num sepulcro, o pintinho passa 03 (três) semanas para sair do ovo.

Coelho

Sendo o animal muito fértil representa a fertilidade do povo de Israel.

Esses significados são adotados pela Igreja Católica. Não sendo católico, discordando deles ou da própria Igreja, és livre quanto a praticá-los... Mas por humanidade respeite-os, bem como OS que são católicos e os pratiquem...
E seja lá como for a sua, Feliz Páscoa!

@anita_carneiro - Anita Garibalde Ramos Carneiro
Publicado originalmente em 23 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, peço que se identifique; para eu saber quem você é...
Agradecida!