: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Processo Eleitoral Brasileiro... O que penso sobre...

Sempre tive um sentimento um tanto negativo por processos eleitorais brasileiros...
Emoção 90% e razão 10% se muito...
Jamais me posicionei em uma rede social sobre minha “obrigatória democrática” opção política, por de fato pensar que tal atitude é sem mérito algum. Direciono o foco para algo que considero mais construtivo para a humanidade.
 
Nesses últimos tempos esse sentimento negativo consolidou-se em uma opinião: o processo eleitoral brasileiro é desumano.
O tempo de campanhas eleitorais é um prato tão cheio e diverso que se torna muito difícil à escolha do que ingerir o que causa muita má digestão, arrotos, vômitos de ideias e sentimentos ruins para todos os que se envolvem.
 
A campanha eleitoral em si é desperdício de tempo e dinheiro com o objetivo dos candidatos apresentarem propostas para uma realidade que só conhecem os que já ocuparam ou ocupam as posições aspiradas, mas que no final a torna-se campanha contra os seus oponentes o que gera uma onda de sentimentos negativos entre os eleitores e para a humanidade com um todo. 
Um tempo de desgaste psicológico, emocional e intelectual que só traz o amadurecimento como consequência das decepções e coloca em descrédito a capacidade humana de diálogo para resolutividade de problemas. 
As estratégias, uso da inteligência, são para vencer as eleições e não para vencer os problemas existentes e isso por sua vez, aumenta a avalanche de problemas.
Sinceramente, isso vai de encontro a tudo que penso ser evolução humana, e cada vez mais eu evito meu envolvimento sentimental nesse processo...
 
Gostaria de ter o direito de poder me abster-se de tudo, o que os “estudiosos” classificam de alienação política, porque é preciso escolher, manifestar a vontade para não viver sob a escolha alheia... Que devo escolher o “menos ruim”... Mas o que penso é que são todos iguais ou que no mínimo é impossível conhecê-los para classificá-los... A imprensa que deveria nos dizer quem eles são, o fazem, mas com seus próprios interesses, sendo que cada qual tem suas opções e empreendem o que podem para serem também beneficiados... Então, como saber quem de fato é “menos ruim” para ser escolhido? Escolher o menos ruim é o mesmo que escolher o bom e o bem?
 
Mas eu vivo esse processo a meu jeito... Acompanho o que consigo e tenho estrutura psicológica, analiso os resultados estatísticos (aprendi gostar desse tipo de dado), observo as atitudes... Mas eu faço tudo isso como mera humana ou cidadã... Pois não consigo conceber a “arte política em suas complexas estratégias”...
Outra coisa que fiz até ontem (e há 20 anos), mas penso por um fim ainda esse ano, era contribuir com a Justiça Eleitoral Brasileira nesse processo eleitoral “servindo” no papel de “mesária eleitoral”... Esse ano (2018) a maneira como “o pleito” foi organizado, concretizou-se que tal processo em questão é, de fato, pegando leve “uma piada de mau gosto” para os humanos brasileiros...
Segundo nos passaram, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não adquiriu novas UEs e assim as Zonas Eleitorais se viram obrigadas a juntar ao menos 02 secções eleitorais em apenas uma Urna Eletrônica e isso fez com que em um caso específico 488 eleitores teriam quem votar cada uma em 06 candidatos, 2.928 votos em um período de 09 horas, mas que votaram 355 eleitores em 11 horas e 15 minutos, sabe-se Deus como cada voto. Infelizmente, nesse Brasil polarizado, não existe um vácuo entre os polos: existem pessoas de infinitas capacidades tecnológicas incluindo as completamente incapazes e as que tem verdadeiro pavor... Sim, há pessoas que tremem e suam de medo para votar, e são obrigadas a tal... Isso está longe de ser evolutivo!
 
Eu lamento, mas sou completamente descrente de tudo isso que dizem ser o processo eleitoral brasileiro e intenciono me distanciar cada vez mais disso tudo... Serei levada pelas consequências do que escolher a maioria seja por consciência, inconsequência ou conveniência... Admito-me incapaz de participar dessa escolha e/ou desse processo...


@anita_carneiro - Anita Garibalde Ramos Carneiro
Publicado originalmente em 8 de outubro de 2018 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, peço que se identifique; para eu saber quem você é...
Agradecida!