: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

quarta-feira, 4 de maio de 2022

MAIO - Mês de Maria e de de minha Mãe+meu Pai na Igreja do Pé de Serra!

Sou feliz por de ter nascido filha de Dona Meri e Seu Nininho e pela graça de ter aprendido e vivido o mês de maio como o Mês de Maria na tradição católica!

Meus pais se aproximaram em uma reza de mês de maio! Meus avós paternos já moravam na Fazenda Poções e minha mãe veio lecionar na Escola Rural da Fazenda Lagedo do Cedro, e passava os fins de semana na Fazenda Borboleta, de Tio Olegário e Tia Rolinha. Esses locais pertenciam a Riachão do Jacuípe, Bahia. Lá entre 1955 e 1959, as 02 famílias se revezam em suas residências para celebrarem o Mês de Maria. A Família de Papai e Mamãe, tinham o livrinho Mês de Maria que usavam para as rezas e eis que no livro de Mamãe faltava uma folha, e, tal folha, era duplicada no livro da casa de Papai, ambos da mesma edição! Chamemos essa coincidência do que quisermos, mas para eles, isso foi um sinal de Maria em suas vidas: casaram-se em 22 de maio de 1960!
Vieram morar no Pé da Serra e óbvio que começaram a ajudar rezar o Mês de Maria na Igreja do Bom Jesus do Pé de Serra, levando consigo todos os 07 filhos que tiveram ao passar dos anos, e eu no meio, ou melhor, na ponta! Sou a 7ª filha! 
Também celebraram enquanto vida tiveram, seu aniversário de casamento, sempre com a devoção e glamour que podiam e até 55 anos juntinhos, na reza do mês de maio!

Aqui em Pé de Serra, criou-se um costume de vestir crianças de anjinhos e deixá-las no altar colocando uma a cada dia até chegar nos 31 anjinhos para o encerramento do mês! E mãe me colocava quase todos os dias! Mas não era bem um privilégio não! Explico: as vestes de anjo eram da Igreja e havia uma certa disputa entre as crianças juntamente com alguns pais para elas "serem anjo". Mas eu tinha minha própria veste, e por isso minha mãe me colocava como quase anja permanente para poder ficar de olho na ladainha e sentido na "Anja" que aqui escreve e quem de tal função não gostava! Mas, obedecia!
E nessa obediência era até "incensada" muitas vezes juntamente com a imagem de Nossa Senhora sobre o altar: algumas noites, tinham a brilhante ideia de colocar algumas crianças anjas sobre o altar e eu quase sempre estava entre elas... Por isso amo incenso! rs

Uma noite que eu não escapava era a do dia 31! E como prêmio por ter sido anjinha quase todo o mês, eu coroava a Imagem de Nossa Senhora como Rainha dos Cristãos! Cantando, e nos primeiros anos, acompanhada por Tony Magno ao Harmônio! O que mais eu queria!? 
Coroei a imagem seguidamente durante 10 anos, sendo que os 03 últimos, o fazia com o uniforme do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios... Isso porque outro costume do Mês de Maria na Igreja de Bom Jesus de Pé de Serra, foi a "Noite das Escolas", quando cada escola da comunidade escolhia sua noite e levavam os alunos uniformizados, com uma flor na mão para ofertar a Imagem de Nossa Senhora, ao som de "♪Como rosas lá do empíreo...♫" como abertura da reza... E haja perfume e emoção naquela igreja!

O Mês de Maria, foi um grande tablado para a descoberta e escola das vozes que ecoaram e ainda ecoam no Coral Bom Jesus. Tem Solange, Lulu, Da Paz, lembro de mãe falar de Zuitinha, que agora não sei dizer quem é, e tantos outros! Sem esquecer de Tony Magno, que aprendeu e ensinou muito nessa tal escola! 
E que escola viu? Mamãe contava que as Ladainhas de Nossa Senhora quando ela chegou aqui eram todas cantadas em Latim! Com erros e tudo, eram belas e em várias vozes! Com o tempo ela foi introduzindo mais melodias e as adaptando para o português quando possível... Minha mãe tinha conhecimento em Canto e sabia ler partituras; aprendeu em sua terra natal, Ichu! E juntou-se a um Senhor chamado José de Neri Cordeiro (in memoriam) e faziam verdadeiros concertos nas noites do Mês de Maria na Igreja do Pé da Serra!

Papai era quem iniciava e conduzidas as rezas: começava o Sinal da Cruz, puxava e rezava, de cor, a Oração Preparatória, a Oração Composta por Santo Afonso de Ligorio e o Lembrai-vos de São Bernardo... Também era o guia das crianças anjas instruindo-as com sinais para que levantassem ou sentassem! 

Como o altar não cabia tanta criança vestida de anjo, Dona Semi criou um Coral Mirim com uma turma de catequese dela e colocou a gurizada para escrever à mão, aprender e cantar os cânticos nas rezas! Mas graças a Deus, mãe me liberou disso e eu recebi a decisão dela como a liberação de um castigo! Rs
Mas ajudei muito a cantar quando me arrisquei a ser jovem cantora da Igreja do Pé de Serra! E Feliz!

Sempre que recordo do Mês de Maria na Igreja de Pé de Serra, vem a minha memória a expressão "Mês do Xale Branco" criada por mim e Celso Cordeiro (in memoriam), por causa do costume que algumas mulheres tinham de usar roupas brancas como voto religioso durante todo o mês de maio e que por fazer frio ao menos alguns dias, muitas das tais mulheres tinham seu belo Xale Branco para se agasalharem e enfeitarem ainda mais as noites do Mês de Maria na Igreja de Bom Jesus de Pé de Serra!

Ah! Os tais cânticos, eram escritos e transcritos a mão, em cadernos preciosos!
Em 1985, começou a se datilografar em papel stencil e mimeografar cânticos para uma noite montando livrinhos... E só em 1996, alguém resolveu fazer com esse método, um livrinho com todo o acervo que se tinha à época nos ditos cadernos escritos a mão...
Mas em 2008, Dona Leonor Cordeiro veio me pedir para digitar o tal livrinho para ela! Fiz, imprimi, montei, e entreguei o exemplar dela! Lembro também que fiz uma cópia para a Igreja da qual poderiam fazer xerox! Mas... Guardei o arquivo e de ontem pra hoje, (03 e 04.05.2022), tive a ideia de escrever esse texto com o prazer oportuno de contar mais histórias que vivi e gosto, e para disponibilizar meu trabalho  Mês de Maria na Igreja de Bom Jesus de Pé de Serra em pdf, para os interessados... Clique, veja ou faça o download!

Amo Nossa Senhora, Maria Mãe de Jesus Cristo! 
Amo Mês de Maria
Amo minha Igreja
Amo lembrar, contar, escrever histórias!
Enfim,
AmoTudoIsso!
#31DiasComMaria

Também em maio, meu pai foi para Deus. 2016, dia 28.


Segue "fotinhas" que  ilustram e marcam! 

Livro Mês de Maria, de Mamãe
(Sim, ainda guardo!)

Casamento de Meri e Nininho 
(Foto editada por Ketlin Cerqueira) 

A anjinha Gabe de Meri 1
(Tem o ano na foto!)

A anjinha Gabe de Meri 2
(Tem o ano na foto!)

Coroação de Nossa Senhora, 31.05.1984
(Anjinha Gabe sobre o altar)

Coroação de Nossa Senhora, 31.05.1989
(Anja Gabe de azul ao lado da Imagem)

Coral Bom Jesus em reza do Mês de Maria, 1983
(Eu estou nessa foto sem ser Anja! E olhando para Tony Magno no Harmônio!) 

Noite do Mês de Maio do Centro Educacional Cenecista Martins dos Rios, 1984
Anja Gabe e Marta (Irmã e aluna da escola da noite)

7 comentários:

  1. Ahhh suas memórias, sempre tão cheias de detalhes e que me fazem até pensar que vivi junto com você.
    Texto maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Lindas recordações

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso! Tanto quanto os outros. Nos faz viajar numa imensidão de suas memórias. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. JESUS E MARIA eternamente abençoe nossa família, nosso planeta.

    ResponderExcluir

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!