: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Desfile Cívico, Marcha, Desfile Estudantil*...?


Diante da cultura existente em Pé de Serra, de vários desfiles realizados pelas escolas entre os meses setembro e outubro, em sua maioria com temas que diferem do civismo e/ou patriotismo, resolvi pesquisar, compilar, escrever e compartilhar sobre esse assunto.

Como são chamados de “Desfile Cívico”, com este termo iniciei minha busca e já não encontrei definição para essa expressão, mas encontrei https://pt.wikipedia.org/wiki/Desfile apenas com Desfile e diz que (com cortes)
Desfile, Marcha, Cortejo, Procissão ou parada é um evento comemorativo onde pessoas atravessam determinado caminho, sucedendo-se uns aos outros de forma coordenada, normalmente em filas. Geralmente acontece em ruas abertas. Utilizam-se balões, carros alegóricos e bandas marciais.
Embora sejam conceitualmente a mesma coisa, conforme a natureza da celebração, um ou outro termo pode ser preferencialmente utilizado. Enquanto o termo desfile é mais neutro, marcha geralmente possui algum caráter político, tal como a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, enquanto o termo procissão é geralmente reservado para manifestações religiosas, especialmente àquelas do Catolicismo. Ainda, parada é geralmente um termo utilizado para descrever cortejos de militares.
Vou abrir um parêntese para sair do tema central, e falar que fico feliz em Procissão ser de fato definida como manifestação coordenada em filas, pois acho mais bonito e ainda lembro de quando na minha infância via mãe que nem uma “doidinha” organizando as filas das procissões que ela ajudava a promover... rs

Continuando, pesquisei no https://dicionario.priberam.org, o verbete Cívico:
cí·vi·co
(latim civicus, -a, -um)
adjetivo

1. De cidadão ou dos cidadãos (ex.: direitos cívicos; votar é um dever cívico).
2. Que respeita o interesse público, os valores de uma sociedade, as suas instituições e as responsabilidades e os deveres do cidadão.
3. Patriótico.
Chegando no 3 da definição de cívico está lá o verbete Patriótico que destaco e também pesquisei:
pa·tri·ó·ti·co
(latim patrioticus, -a, -um)
adjetivo

2. Que revela amor à pátria.
(friso: “amor à pátria” e não à sua realidade ou situação administrativa)
Então, o Desfile Cívico é um evento patriótico, organizado em filas, que acontecem em locais abertos e que podem ter alegorias e Bandas Marciais e que essas últimas, estabelecem um ritmo a ser seguido que é a marcha... Opa! esse termo também apareceu na definição de desfile e ainda faz link com https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_militar, (também com cortes):
A marcha militar é o modo organizado, uniforme, constante e rítmico de andar, normalmente associado com tropas militares. Está frequentemente associada a desfiles militares e música de marcha.Aprender a marchar obedecendo comandos é considerado uma forma de ensino da disciplina aos soldados.
Hum! Então aqui está a raiz de se marchar em desfiles... Até porque também existem os “Desfiles Cívicos Militares” que são realizados nas capitais dos estados brasileiros Dia 07 de setembro em comemoração á Independência Brasileira (de Portugal), no qual desfilam primeiro as escolas públicas e particulares (cívico) e depois as forças armadas (militar).

Mas também vi que pode haver Marchas sem que se marchem: Marchas sem bandas para conduzirem o ritmo dos marchantes... (Ptolomeando...rs)


Voltando ao termo “Desfile Cívico” eu o substituiria por “*Desfile Estudantil” por ser um termo mais livre e mais abrangente para o que se quisesse apresentar...
E como acho muito bonito a marcha, estimularia e ensinaria a galerinha a marchar ou a pelo menos andar sincronizado à cadência da banda que tem no desfile... Se “marchar obedecendo a comandos é considerado uma forma de ensino da disciplina aos soldados” porque não se ensinar e disciplinar também alunos? Se se ensina a dançar em diversos ritmos, pode-se ensinar também a marcha como uma espécie de dança, o que de fato é... (Não vou colocar mais um verbete aqui... chega, né? Rs) 

Bem, as definições das coisas por vezes são alteradas ou por conveniência ou por ignorância... às vezes pode se escolher entre uma e outra, às vezes não... rs

  
Eu, aos 02 anos, numa alegoria, em um Desfile de 07 de Setembro.

Eu, aos 03 anos, como Guia em um Desfile de 07 de Setembro.
(sim, eu era a primeira pessoa do desfile...)
  
Eu, em outra alegoria, em um Desfile de 07 de Setembro.

Eu, marchando, em um Desfile de 07 de Setembro.

Eu, numa Banda Marcial, em um Desfile de 07 de Setembro.

 Também no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!