: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

"Dar a lição", “repetir a lição” e "passar da lição"

Quando eu estudei o primário escolar, usava-se os termos "dar a lição", “repetir a lição” e "passar da lição".
O "dar a lição" era a tarefa diária de fazer a leitura de um texto (do livro de Língua Portuguesa) em voz alta, ou para a professora ou para a classe. Caso essa leitura atingisse um bom nível de pronúncia e pontuação, se "passava da lição" e no dia seguinte o texto a ser lido seria o próximo pela ordem do livro. Mas quando a leitura era ruim, insatisfatória, o aluno teria que “repetir a lição” até conseguir fazer a mais correta leitura do texto em questão.
E quando se lia todas as leituras antes do final do ano letivo, poderia “recordar o livro”! Repetir as lições, aprender ainda mais e fixar conhecimentos.

Então, assim é a vida:
As lições são as situações que vivenciamos nas quais devemos aprender algo. Mas algumas vezes nos perguntamos: “Isso de novo, porque? ”
Enquanto não aprendermos uma lição continuaremos a repeti-la, o que nos impede de passarmos para a próxima e assim ficamos parados na nossa evolução pessoal.
E algumas pessoas nem conseguem “recordar”: lembrar do passado com o olhar de quem aprendeu e que pode reforçar o aprendizado...

Então vamos nos esforçar para “dar a lição”, “passar da lição” e quem sabe “recordar” o livro da vida!

Anita Garibalde Ramos Carneiro
Também no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!