: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

domingo, 13 de setembro de 2020

Sinceridade e bom senso em redes sociais

Eu busco pautar minha postura em redes sociais no tripé “responsabilidade – senso crítico – sinceridade” ...

Quando eu reajo com um “curtir” alguma publicação, é porque de fato gostei do conteúdo ou no máximo da situação apresentada. Só comento em algo se for para agregar valores ou benefícios. E analiso tudo o que vejo ou leio com um senso crítico quase ácido (o quase é só para suavizar, mesmo)! 

Percebo que esse meu comportamento é raro diante do diverso conteúdo apresentado nas redes e nas reações em massa, em sua maioria sempre positivando o que quer que seja... Quero dizer, positivando quando conveniente... 

Sei que muitas vezes nosso estado de espírito se anima e se empolga com coisas que na verdade não são bons ou de fato nem gostamos... Isso vai de acordo com o que permitimos à nós mesmos. 

“- Mas o que tem de mais em um “curtir” só poque não custa nada um clik?” 
Custa uma verdade ou uma mentira! E isso multiplicado! 

Quantas coisas “viralizam” e causam um enorme impacto seja ele positivo ou até negativo? 
Quanta coisa nasce como boa e acaba como ruim, porque na empolgação muitos “curtem” por brincar e depois se descobre uma verdade maligna por trás da brincadeira? 
E quantos enganos acontecem sendo que alguns desses jamais são corrigidos? 

Nem sempre o que é bonito é o que é certo; ou o que muitos acham graça é de fato engraçado; ou que seja correto comportamento de criança em adultos e vice versa; ou que seja plausível atitudes de gente sem estudo repetida por universitários; e isso tudo vem sendo valorizado e enaltecido... 

E como essa análise crítica é cada vez mais escassa, vão nascendo muito produtos das redes sociais que sem solidez e verdade somem da mesma forma que surgem e encontraram a força para existir nos “curti’s” que tiveram, sendo muitos sem sinceridade e até sem análise crítica se mereciam ou não tal reação. E isso tem efeito pessoal na vida de muitos. 

A rede social pode ser tanto o reflexo quanto o refletido...

13.09.2020
Também no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!