: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Educar X Ensinar


Eu não sou profissional da área de Educação... Fugi de ser logo que concluí o curso Habilitação para o Magistério em 1º Grau por me sentir desprovida do dom que vejo necessário para atuar nessa área...
Mas como irmã, amiga de professores, tia e amiga de alunos, bem como uma observadora da sociedade inclusive em rede social*, tenho minhas opiniões a respeito do tema e a postagem da Pró Miúda tocou-me e inspirou-me também a expressar minhas reflexões sobre “educação”...
Coloco “educação” porque a área assim se define embora também se use muito o termo “ensino” que na minha visão há uma confusão e separação entre esse dois termos como se o ato de ensinar seja de fato diferente e mais fácil que educar.
E lá fui para o dicionário...

e·du·car
1. Dar educação a.

en·si·nar
1. Instruir, dar lições a.
2. Dar lições de.
5. Castigar.
6. Educar.

Fonte: "educar" e "ensinar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/educar e https://dicionario.priberam.org/ensinar [consultado em 08-07-2019].

Analisando as definições, quem Educa é que pode não Ensinar, contrário ao adágio de que quem Ensina não Educa, uma vez que umas das definições de Ensinar, é Educar...
Sendo Professor aquele que Ensina isso faz dele automaticamente um Educador.
Assim caros Profissionais da Educação, dizer que “quem educa é a família e a escola “apenas” ensina e transmite conteúdos”, como repete Maria Tânia em seu também preocupado e emocionado comentário na postagem, é uma inverdade ou na melhor das hipóteses uma falha de conhecimento profissional a ser corrigida...
Endosso teoricamente e enalteço a postura e a preocupação de Pró Miúda, ansiando que mais e mais professores e profissionais da educação concordem contigo e cultivem o mesmo sentimento.
Na postagem, há ainda o comentário de Gea Silva, que inclui como Educadores, Cidadãos e participantes de Igrejas, usando argumentos religiosos que podem ser entendidos como humanos para quem vive o conceito de responsabilidade para com seu semelhante seja ele conhecido ou não, sendo que somos partes iguais do todo que é raça humana, e também desejo que essa ideia seja semeada e cultivada por todos os demais cidadãos não “profissionais de educação”.
Acrescento ainda, que a maior valorização que um profissional deve ter, antes de uma boa remuneração, é a sua consciência e responsabilidade para com sua atuação.

Eu, particularmente, sinto-me uma educadora nata, e vivo tentando educar todos os humanos (independente da idade) que encontro em meu cotidiano naquilo que tenho algum conhecimento com o intuito de ajudar tal pessoa a viver com melhor qualidade.

Obrigada Pró Miúda, Gea Silva e Maria Tânia! Pela expressão de sentimentos de preocupação com algo indispensável na nossa humana vida em um veículo de comunicação usado tantas vezes para denegrir a humanidade com o desserviço da deseducação. A educação melhorará com atitudes como essa!

Educação é vida e responsabilidade de todos!

Vivamos com educação!

Anita Garibalde Ramos Carneiro, 10.07.2019
Também no Facebook


Print da postagem de Pró Miúda
Print de comentários da postagem
  

*retrato da sociedade na qual estão as postagens que me motivaram a escrever esse artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!