: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Méria Ramos, MECE na Igreja do Bom Jesus


Minha mãe, Méria Ramos Carneiro, Dona Meri, foi MECE (Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística) de 1987 a 1997 com uma renovação de investidura em 1995.
Juntamente com minha mãe, de 1987 a 1995, Dona Tuzinha também foi Ministra... E de 1995 a 1997, mãe foi a única MECE da Comunidade Bom Jesus de Pé de Serra.

Durantes os 10 (dez) anos que exerceu o Ministério Extraordinário, segundo normas dos Padres Severino e Silvino, apenas ela "dirigia" os Cultos Dominicais sendo responsável pelas “reflexões” das Leituras e Evangelho de todos os Domingos ou Festas Litúrgicas.
Dona Tuzinha, enquanto exerceu tal função, assumiu o serviço de levar comunhão aos doentes que não poderiam mais ir a Igreja, e, quando ocasionalmente ficava em Pé de Serra em Domingos ou Festas Litúrgicas, auxiliava minha mãe nos Cultos.

Os Cultos Dominicais eram Liturgias da Palavra celebradas com o folheto O Domingo Culto Dominical que hoje é O Domingo Celebração da Palavra de Deus. Um suplemento da Paulus Editora com aprovação litúrgica da CNBB, para Celebrações dos Domingos e Festas Litúrgicas.

Começamos a utilizá-los em 1983 quando recebíamos gratuitamente da Paróquia de Riachão do Jacuípe a qual pertencíamos. 
Com o tempo as celebrações foram crescendo em frequência e participação aumentando nossa necessidade de folhetos e a paróquia desistiu de fornecer. Então decidimos comprar os folhetos independente da paróquia e arrastamos nessa todas as CEBs de Pé de Serra. Fizemos uma Seresta com Tony Magno (violão e voz) com o objetivo de angariar fundos para a compra dos folhetos, e pagamos o tal boleto bancário. Lembro de recebermos via correios, 250 assinaturas (exemplares) do folheto: 100 eram nossos e 150 eram repassados às comunidades devidamente protocolado! Anos seguintes não foi mais preciso campanha extra para a compra dos folhetos e isso foi continuado até que Padre Silvino enquanto pároco nos pediu que voltássemos a comprar junto com a Paróquia o que seria ainda mais vantagem tanto para as comunidades de Pé de Serra, tanto quanto para as de Riachão do Jacuípe. 


Também comprávamos Compactos, LPs e K7’s para aprendermos os Cânticos que vinham no folheto conforme o Calendário Litúrgico e cantávamos felizes, quase sempre à Capela, mas com ajuda do povo. As vezes ensaiávamos com a Assembleia antes de iniciar as celebrações ou colocávamos a mídia para tocar no som da Igreja.

Sim... Assim já foi o que hoje é a Paróquia Bom Jesus: com Dona Meri sendo “Dirigente”, “Animadora” e MECE e a nossa família inteira como o que hoje são os “Agentes de Pastoral” ajudando no serviço de animação litúrgica e demais demandas da Igreja na época.

Segue umas fotinhas da MECE Méria Ramos Carneiro.

O primeiro crachá/atestado,
assinado por D. Silvério, em 1987.

Renovação de Investidura em 09.07.1995

Cumprimentada por Dom Itamar Vian, durante a Renovação de Investidura em 09.07.1995

Recebendo a veste de MECE, durante a Renovação de Investidura em 09.07.1995

No interior da Matriz de Nossa Senhora de Riachão do Jacuípe,
após a renovação de Investidura em 09.07.1995



Publicado originalmente no Facebook.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!