: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra (“Consciência” Negra ou Humana?)

Valorizo esse termo “Consciência Negra”, mas não desde e nem sempre...

Sempre tive amigos Negros ou Afrodescendentes, os quais sempre admirei como humanos, pessoas fortes física e psicologicamente, bem como por sua beleza em aspectos físicos tão diferentes de mim. Aqui eu já distingo o Negro do Afrodescendente com uma definição pessoal pela “aparência”: o Negro é de fato o de cor de pele negra, o Afrodescendente, o que traz em si características do Negro com algumas modificações genéticas. E nesse contexto até desconhecia o termo “Consciência Negra”, e sim, apenas a “Consciência Humana” e não via diferença entre ambas as consciências... Em músicas que valorizavam “os negros” eu via homenagens, e não sensibilização...

Com o tempo, conheci o termo “Consciência Negra” e estudando-o vi que em muito é necessário tal consciência: a humanidade viveu e ainda vive racismo bem como o auto-racismo (defino isso como não aceitação de si mesmo como negro ou afrodescendente). Não se pode negar a história e eu não a nego. Nessa história, além da omissão do direito humano à vida digna em geral, vejo também a supressão de uma cultura que vai desde a aparência física às mais diversas formas vida e arte. Excluo-me dessa história por jamais haver visto diferença humana entre cores... Penso que meus amigos negros não me deixarão mentir com essa ultima afirmação.

Sim Anita (Gabe)! Não existe a Consciência Negra?

Existe! Mas antes dela, a Consciência Humana! Assim a Consciência Negra não necessitaria de dia, semana, mês... Seria sempre!

E como forma de “valorização” ou “compensação” desse povo que tanto sofreu com falta de dignidade humana e quase destruição de sua cultura, se comemoraria com festas e aclames a rica e bela Cultura Negra!


Amo negras e negros? SIM. Amo humanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!