: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Curtir, Comentar, Compartilhar... ?

Assumidamente, gosto do Facebook.
Vejo-o como um meio de comunicação e entretenimento e fico boa parte do dia conectada: assim fico atualizada e recebo com facilidade mensagens que chegam a mim por meio dele; mas quanto à postagem, participação ativa, considero-me ponderada.
Mas ao meu duvidoso (se bom ou ruim) hábito de observar o costume alheio, não escapa o uso que as pessoas fazem do Face... Ciente de que tudo tem o uso que se dá, arrisco algumas observações sobre o significado dos 03 (três) comandos mais conhecidos e usados no Face: os fáceis cliques em Curtir, Comentar e Compartilhar!
Fiz uma busca no dicionário Priberam (http://www.priberam.pt/DLPO/) e copiei aqui os significados dessas palavras às quais eu acrescento minhas observações:

curtir | v. tr. | v. tr. e intr.
(origem controversa)
8. [Informal] Sentir prazer ou satisfação; gostar muito de. = APRECIAR, DELEITAR-SE, DESFRUTAR
(Traduzido do inglês original "like" que significa 'gostar'.)


Vejo muitas "curtidas” (gostadas) em conteúdos ruins, como notícias de falecimento, tragédias, frases que expressam tristeza, dor... Acredito que essas "curtidas" são impensadas e jamais sem o propósito do verdadeiro significado dessa ação. Até já ouvi alguém dizer que é pra sinalizar que leu, viu; mas penso que isso é desnecessário. E por isso escrevo esse texto. Quem sabe alguém lê e passa a só "curtir" coisas boas..

comentar | v. tr.
2. Fazer comentário a.
Aqui até que usam quase corretamente; não fosse por verdadeiros e longos diálogos, (que às vezes até eu mesmo respondo e algumas vezes desaprovando, corrigindo) nem sempre relacionados ao conteúdo da postagem. (às vezes tem até um "há quanto tempo, como está?”) que para isso existem as mensagens que tem a grande vantagem de serem privativas.



compartilhar | v. tr.
2. Partilhar com alguém.

Aqui, o único incômodo é a quantidade! Nossa como as pessoas gostam de partilhar o que veem, gostam e até o que não gostam! Tem gente que compartilha tanto que quase falta espaço para os demais no Face!


Todas essas atividades, aparecem no feed da página de seus amigos (ou não amigos, conforme o nível de privacidade da postagem), e assim sendo divulgadas, espalhadas pela rede. Como que um “fuxico” mesmo... Há até quem chame o Facebook de “Fuxibook”!

Mas o Facebook não é meu, (nem seu, e sim do Milionário criador dele), cada um usa como quiser e lhe convier certo?
E como quem tem sua boca, e blog, falam, postam, o que querem, e podem ouvir o que não querem, falei, publiquei!
Um pouco de conhecimento e reflexão não faz mal a ninguém certo?

Se vejo erros, não gosto, discordo, não me diz respeito e/ou não dou importância, não "curto", nem "comento", nem "compartilho"!

Ah! E só "curta" esse conteúdo se de fato "gostar" dele!
Se não gostar, e quiser "comentar" esteja à vontade. Sinto-me livre para respondê-lo ou não.
Eu só quis "compartilhar" o que penso... E se concordar e quiser fazer passar adiante, obrigada!

5 comentários:

  1. Meu sonho era que uma grande quantidade de pessoas lessem lá no Face!! Mas a expressão e explanação está acessível! Lê quem se interessar!! Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  2. O Lulu Santos cantou "A vida vem em ondas como o mar num vir e ir infinito" querendo dizer que as coisas não se repetem. Porém, o Jô Soares tinha um quadro em que o escada dizia "posso falar o que eu acho" e ele respondia "pode, mas fala baixo"; em outro quadro, o escada, revoltado, dizia "vou ligar" e ele saltando abraçava o telefone e gritava "daqui de casa não!". Eram tempos difíceis. Mas, contrariando o Lulu, parece que aqueles tempos voltaram. Parece que, hoje em dia, a ordem do dia é o silêncio.

    ResponderExcluir

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!