: Escrevo não porque sei, mas por gosto e impulso... E assim escrevo errado mesmo...

(E o conteúdo deste blog que não consta fonte, é de minha autoria...)

terça-feira, 2 de julho de 2013

Carta (aberta) de Formatura

Sempre sonhei cursar um Nível Superior e eis que concluí um Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade de Santo Amaro – UNISA. Como somos uma pequena turma, em sua maioria chefes de família, não faremos festa. E sem festa, sem discursos, escrevo uma ‘cartinha’ sobre, para os que contribuíram e para todos que se interessam por essa passagem da minha vida... - Bem eu escrever... (riso).


Agradeço imensamente a Ketlin Cerqueira pela indicação da Instituição que teria um curso que eu desejava com a possibilidade de não entrando via PROUNI entrar ainda apenas pela Nota da Redação do ENEM substituindo vestibular com taxa... Sem contar com a presença no meu primeiro dia de aula quando escreveu em meu caderno “Continue trilhando, os passos são seus...”, os apoios nos dias de prova “de tudo!” (de todas as disciplinas em curso)... E pelo incentivo nos ENEM’s para que eu conseguisse o PROUNI. Sim Ketlin, eu cheguei ao fim dessa trilha que você me apontou...

E no percurso dessa trilha, lá fui eu, meio desnorteada:
No primeiro dia de aula fui levada pela amiga-irmã Luciana que também foi me buscar algumas vezes e me deu dormida em casa de mãe Mirá... Bom!
Depois comecei indo para Riachão de onde viajava com os estudantes de lá e dormia na volta um sono aconchegante na casa de minha amiga-irmã Nailma que sabe qual lugar ocupa em meu coração... Lucas, amigo-sobrinho, valeu viu?
Um dia que não lembro detalhes, encontrei uma pessoa que por ter trancado o curso dela por um semestre teve o dia de sua aula mudado pra o mesmo que o da minha... Juntamo-nos a mais outra estudante e pedimos à Secretaria de Educação Municipal uma ajuda que foi em combustível e íamos e voltávamos no carro de Albino (pai dela), levados por ele mesmo, teimosia de vida em forma de gente!
Passados mais um ou dois semestres, juntamo-nos a mais umas corajosas estudantes e conseguimos junto a Secretaria de Educação uma nova ajuda e com essa contei até o final: carro com motorista por metade do custo. Muito bom e cômodo! Uffa!
Então Leila! Um ano depois de você eu posso dizer, valeu nossa parceria, teimosia, e alegria hein? (nada nos abalava!).

E na UNISA...
Tive dois Tutores, Helder e Humberto (2 H’s!), pessoas maravilhosas, homens bonitos (um noivo, outro casado, respeitáveis e respeitados – gargalhada – Digo mesmo!) com os quais convivi com carinho, apoio e amizade... Altos papos sobre “coisas de época e afins” que animava nossas terças-feiras...
Na minha festa de formatura particular eu teria uma Patronesse: você Bárbara! Quem mais seria? Suportar-me ao vivo e on-line não é para qualquer um(a)!
Meus colegas e minha coleguinha Aline - conclua viu? – Homens direitos ao menos de um lado e tudo boa gente! Valeu turma! Roge e Flávio, obrigada pelas caronas! César, nossas provas sentados coladinhos hein? E Humberto nem deixava...
Dilton! Penso que para você não devo e melhor ainda, não preciso dizer nada... E é bom, porque eu não sei mesmo o que... A vida continua...

E enquanto esse quatro anos passaram, tinha uma galera enorme que eu nem sei se dou conta em saber de fato quem são que torceram por mim dia após dia:
Os Amigos; sociais e pessoais que represento todos nas pessoas de Joceane e Eudes;
E o pessoal do trabalho, chefes, colegas, amigos: incentivo, apoio, coberturas, desejos de boa sorte em provas; escolho NatáliaMeire, Billa, e Jarbas para representar os demais...

Agora eu vou apelar para meu gosto musical sendo ‘legionária’:
E o que disserem/ Meu pai sempre esteve esperando por mim
E o que disserem/ Minha mãe sempre esteve esperando por mim
(Esperando por Mim - Legião Urbana)

Nem só Pai e Mãe, como irmãs (Marta 'do Inglês'), irmãossobrinhas, sobrinhosPadrinTioBoaDrinha (correção do Relatório do Estágio) minha BoAfilhada (menina boa de recado), tias, primas, primos... Muito bom saber que vocês sempre estiveram “esperando por mim” e rasgando sedas torcendo pelas minhas conquistas entre elas cursar uma faculdade! Ô coisa boa é viver com vocês!

Bem, penso que disse o que tinha que dizer. Em resumo! Isso é apenas uma carta e não todo o capítulo do Livro de Minha Vida que trata da minha faculdade; nele sim está tudo ‘detalhadinho’ e cada nome gravado com o material que cada um usou para comigo e que Deus sabe mais do que eu...

Pronto. Acabou.” (Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe)


Nas solenidades de formatura usa-se uma trilha sonora...
Aí está a minha:  leia e se quiser ouvir, clique aqui..

No Pé do Vento
(Maria Gadú)

Mais uma página do mesmo livro/ Mais uma parte da mesma história
Mais uma telha do mesmo abrigo/ Mais uma bênção da mesma glória.

Mais uma ruga do mesmo riso/ Mais uma estrela do mesmo breu
Mais uma cena do mesmo circo/ Mais uma face do mesmo eu.

A gente vive a história, vive a gente/ Vive a história , vive a gente.
A gente vive a história, vive a gente/ Vive a história , vive a gente.

Mais uma página do mesmo livro/ Mais uma parte da mesma história
Mais uma telha do mesmo abrigo/ Mais uma bênção da mesma glória.

Mais uma ruga do mesmo riso/ Mais uma estrela do mesmo breu
Mais uma cena do mesmo circo/ Mais uma face do mesmo eu.

A gente vive a história, vive a gente/ Vive a história , vive a gente.
A gente vive a história, vive a gente/ Vive a história , vive a gente.

Sou pássaro no pé do vento/ Que vai voando a esmo em plena primavera
Cantando eu vivo em movimento/ E sem ser mais do mesmo/ Ainda sou quem era.

18 comentários:

  1. Obrigada pela lembrança, Gabe querida!
    Saiba que mesmo longe, sempre estamos perto pra ajudá-la (Gostou do paradoxo?? rs). Conte sempre conosco e Parabéns por essa conquista, vc vai longe!
    Beijos e fique com Deus!
    ps.: Adorei a música da Maria Gadú ;)

    ResponderExcluir
  2. Só estou pensando na falta que voces irão fazer.

    ResponderExcluir
  3. Beijos muitos e abraços!
    O Amor é assim... Bobo, paradoxo...

    ResponderExcluir
  4. Sinto imensamente que você não possa experimentar a sensação do Baile de Formatura onde a gente sente o ápice da emoção de chegar lá!! Acho que, porque compartilhada, esta emoção é única! Mas você concluiu!!! E mudou, aprimorou, e nada nem ninguém pode tirar de você conhecimento adquirido, experiência e "vida"!... Parabéns Gabe!! Que teu novo nível possa ser devidamente remunerado! Afinal, pela Lei do Retorno, lei natural da vida, o que "sai" de você, a você deve retornar. Você investiu, e agora deve colher o retorno!!

    ResponderExcluir
  5. Ô Bebeto! A gente vai se encontrar por essa rede!

    ResponderExcluir
  6. Vixe que eu queria um botão curtir aqui! KKKK
    Valeu Marta do Inglês!

    ResponderExcluir
  7. Espetacular!!!! Isso é competência e determinação!!! Você é 10! Comunica-se como ninguém. Tens uma clareza quando quer dizer algo. Muito bom. Parabéns e que Deus te abençoe sempre!!!

    http://www.zcastel.com.br/wp-content/uploads/2011/11/aplauso1.gif

    ResponderExcluir
  8. Amém Maria!
    Que a tua Padroeira reze a mesma coisa! KKKK
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Amiga nestes quatro anos de convivência semanal e online nos ajudamos, discutimos, rimos, nos empurramos quando dava agonia da repetição dos professores, etc. acho que temos muito a comemorar desta nossa vitória e como você colocou em sua carta, nossa amizade continua e a gente sabe que ela e muito boa.
    Como você fala "bora adiante" nesta nova etapa de vida .
    PARABÉNS ANITA GARIBALDE!!! Você merece não só pro ser essa pessoa maravilhosa, prestativa, amiga, te copiando "E é boa, porque eu não sei mesmo o que..."
    KKKK

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Tio Jó! (Gosto de te chamar assim!)
    Vambora!
    Estamos aqui e aí...

    ResponderExcluir
  11. A conclusão de um curso é sempre um momento de emoção por mais um sonho que se realiza. E suas palavras demostram o quanto foi difícil chegar lá, mas com sua garra e determinação você conseguiu. Parabéns e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  12. Valeu Lando...
    Sei que você bem sabe o que é isso nas proporções parecidas em tudo: sonhos, dificuldades...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Sei o quanto foi difícil, mas sempre acreditei em sua aptidão. Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Valeu Billa!
    Sabia que que você acreditava! kkk

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Gabe!!! É uma pena que me separei de vcs, senão estaria nesse bolo rsrsrs... Que essa seja a primeira de varias conquistas que ainda há de vir em sua vida!! Bjos

    ResponderExcluir
  16. Lindas palavras Gabi. Parabéns, você merece tudo isso.

    ResponderExcluir

Hum! Vai comentar!
Só vou saber quem você é, se colocar seu nome.
Agradecida!